Carta da Verdade – Airsoft

Carta da Verdade

De: Ghost Team Sportz
Para: Airsofter

Caro senhor Airsofter, que essa carta qual escrevo pra você, de forma singela e afetuosa, possa ser endereçada ao seu interior e que você possa meditar nessas palavras
Caro Airsofter, você pratica um esporte muito bonito, o Airsoft, é bacana e bem divertido porém de uns idos pra cá houveram algumas más interpretações ou maus entendimentos da coisa.

O Airsoft é um esporte de simulação de guerra (wargame) onde uma equipe luta contra ao outra, você pode joga-lo com seus amigos, pode jogar de forma que simule o mais próximo possível de um combate real, pode jogar avulso, com poucas regras básicas, indispensavelmente mantendo as regras de segurança, e até colecionar.

Você pode se perguntar, isso me faz um soldado? A resposta é não. Mas eu pareço tático, você insiste. Mas a resposta é não. Verdades básicas faltaram no leite que lhe amamentou…

Airsoft pode ser utilizado como ferramenta de treino tático? Sim (diria, deve!) O Airsoft proporciona uma plataforma de treinamento que pode (deve) servir como aprendizado dos fundamentos de manuseio de armas de fogo. Mas você deve estar se perguntando, se pode ser utilizado então isso me faz um operador tático? A resposta mais uma vez é não.
O Airsoft, por ser um wargame, é também uma excelente ferramenta para treinar manobras (apesar de ser extremamente negligenciado nesse aspecto, exceto por equipes muito sérias de MilSim) e movimentações táticas, apesar disso, não te faz um operador tático. Aliás, operador, essa palavra caiu na moda. Operador, originalmente, é a forma como se chama o soldado membro dos Green Berets (Boinas Verdes) e com o passar do tempo foi adotado por todas as unidades que fazem parte do JSOC (Comando de Operações Especiais Conjuntas).
Então, de forma clara, não, você não é um operador, ainda mais quando em muitas vezes você não sabe manipular o seu próprio armamento. Operador é pra quem opera, seja empilhadeira, telemarketing ou no confronto em missões de alto risco. Você joga/pratica um esporte, não o “opera”. É eu sei, é difícil de engolir, mas é a verdade.

O Airsoft te prepara pra um confronto real? Nem os treinos mais pesados dos exércitos mundo a fora preparam alguém, de fato, para o confronto real, mas o airsoft pode (deve) ser uma ferramenta que te permita evoluir e treinar tecnicamente, principalmente em cenários de force em force, que simularão com um bom grau de realismo um confronto. Mas isso é a ferramenta Airsoft num contexto de treinamento. Apenas jogar airsoft, principalmente avulso, não te dará base para um confronto real

E os patches?ah, os amados patches… Guerreiros sempre utilizaram formas de mostrarem seu orgulho, seu moral elevado, na Roma Antiga usavam seus Estandartes, no campo moderno usam Morale Patches, que podem tanto representar uma unidade quanto uma piada que é comumente usada nos meios militares.

O uso do patch presume-se valor e conquista (principalmente de algum curso ou unidade). Se você não tem o curso ou não pertence a unidade, NÃO use (cuidado pra não imaginar o Caps Lock na palavra errada). Se você tem o curso ou faz parte de determinada unidade, bacana, principalmente pro primeiro, mas na segunda opção, você não acha que teria momento melhor pra utilizar? Deixar o real no real e a simulação na simulação?!

E os nossos deuses? Os youtubers? Reis das Kills, “Operadores” do Airsoft! Vocês são como um sobrevivente na beira de um rio, com fome e querendo ir pra casa, mas que não sabe pescar e nem que o rio leva para locais povoados (desde a fundação dos tempos o povo se junta próximo de rios).

Obviamente isso é uma metáfora para ilustrar o fato de que vocês tem uma excelente ferramenta nas mãos mas não sabem usar. – Ah mas eu tenho um canal com 500k de seguidores e você ta escrevendo uma “cartinha” no instagram, você pensa. Sim, tudo o que você sabe é tirar kills, filmar em primeira pessoa e fazer scope cam.

O Airsoft, antes do youtube (não que seja culpa sua, claro) era repleto de cultura, sim, cultura. Jogadores que eram verdadeiros entusiastas da cultura do airsoft, da história militar e da militaria como um todo.
Hoje não se sabe nem as batalhas que se inspiram pra criar jogos (que aliás, só esperam sair algum filme de guerra novo pra fazerem um jogo com esse pano de fundo)
Youtubers, criadores de mídia desse esporte e plataforma fantástica que é o Airsoft, vocês tem o futuro desse esporte nas mãos e respectivamente cada jogador, incluindo você, que me lê, adepto dessa cultura

Somos todos parte da engrenagem. Todos nós construímos um ecossistema chamado Airsoft; Praticantes, criadores de mídia, campos, lojistas, marcas, fábricas… todos nós! “Culture-se”, pesquise mais sobre a origem do esporte, o porquê das leis que o regem, pesquisem sobre batalhas históricas e unidades renomadas.

Aprenda, Conheça, Divulgue. Se você semear essa semente você ajudará a frutificar um Airsoft mais sério e sadio.

Att, GTZ Clothing

Em breve endereçaremos mais cartas a mais “pessoas” para demonstrar nosso apreço

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?